• TIPOS DE JUNTAS

    Postado em: Sem categoria | Data: 21 jun 2011 | Autor: Larissa Juntas Brasil

    juntas para flange

    Juntas para Flanges Face com Ressalto

    Há dois tipos quanto à altura do ressalto: 1/16″ e 1/4″ este tipo de face recebe juntas cortadas e o diâmetro externo dessas juntas tangencia os parafusos. O acabamento superficial pode ser liso ou ranhurado. As juntas cortadas são chamadas de RF (“Raised Face”) ou FR (“Face com Ressalto”) o que significa que as juntas não têm furação para parafusos, seu dimensionamento também é normalizado. As juntas “RF” também podem ser usadas em faces planas, e podem ser produzidas conforme normas: ANSI-B, 16.5 ou conforme norma DIN.

    Juntas para Flanges Face Plana

    As juntas cobrem toda a face inclusive a área “fora” de centro dos Parafusos. O acabamento normalmente é liso, e são usadas principalmente juntas cortadas, chamadas juntas FF (“Full Face”) ou FP (“Face Plana”), significa que as juntas devem ter furação para passagem dos parafusos e seu dimensionamento é normalizado com o dos flanges, que podem ser produzidos conforme normas: ANSI-B 16.21, ABNT ou DIN.

    Juntas conforme Amostra e/ou Desenho

    Tem a finalidade de criar e manter uma vedação ajustada entre componentes separáveis de um conjunto mecânico, pois garante vedação perfeita em várias aplicações por sua característica de compressibilidade, o que permite substituírem juntas metálicas em alguns casos sem comprometer o desempenho desejado. A escolha do Papelão ou da Borracha recairá sobre aquele que atender as condições e características do equipamento que utilizará a junta, levando em conta: O fluido a ser vedado, a temperatura e a pressão submetida a essa junta.

    Juntas Envelopadas

    As juntas envelopadas são fabricadas com PTFE puro com enchimento de material não metálico (o mais utilizado) ou metálico. São confeccionadas para serem utilizadas em flanges, nos processos altamente corrosivos ou sensíveis à contaminações na indústria alimentícia, farmacêutica e outras.

    Juntas Espirometálicas (Espiral)

    As juntas espirais que combinam o material adequado para absorver severas flutuações de pressão e temperatura, seguindo rigorosas especificações da norma ASME B16.20. Em forma de espiral as juntas são fabricadas a partir de metal enrolado com um material de vedação. Este formato preenche as irregularidades dos flanges assegurando uma vedação hermética e alta resistência à pressão do fluido e variações das condições operacionais. As juntas metálicas são Indicadas para flanges com ressalto, liso ou sobreposto, constituem-se no tipo de junta metálicas de maior utilização nas indústrias em geral, devido à sua versatilidade de aplicação, aliadas ao baixo custo.

    Juntas Trocador de Calor

    São as juntas em elastômero responsáveis pela vedação entre os meios de troca e a atmosfera que equipam as placas. Estas juntas podem ser fornecidas em borracha Nitrílica, EPDM, Viton ou outros materiais.

    Share

  • INVERNO

    Postado em: Sem categoria | Data: 21 jun 2011 | Autor: Larissa Juntas Brasil

    inverno

     

    O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

    Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.

    As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

    Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.

    O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.

    Por Wagner de Cerqueira e Francisco
    Graduado em Geografia
    Equipe Brasil Escola

    Share